quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Série Estudando Fora - Edição Inglaterra








Olá!

Se você estava ansiosa(o) pelo segundo capítulo da série ‘Estudando fora’, já pode ficar calma(o)! Hoje, você confere todas as dicas e informações importantes que a linda da Sophie fez a gentileza de compartilhar com a gente!

Eu tive a sorte de conhecer a Sophie quando fomos colegas de trabalho. Não tem ninguém mais competente e engraçada! Sabe aquela pessoa que faz questão de te animar e dizer que vai ficar tudo bem? É a Sophie! <3 <3 <3

Espero que vocês aproveitem muito essa entrevista e deixem suas dúvidas e comentários. Vamos ficar felizes em responder!

Se você perdeu o primeiro capítulo, sobre como é estudar na França, é só clicar aqui pra conferir!

Beijos!

Laís


***Estudando na Inglaterra***


Essa foto sou eu e minha mãe no prédio do meu departamento
 no campus da faculdade quando ela veio me visitar em outubro desse ano. J

Perfil

Nome: Sophie Chaves

Idade: 23

País e cidade onde está morando: Coventry, Inglaterra

Universidade onde você está estudando: Universidade de Warwick

O nome do seu curso: Mestrado em Direito (LL.M) em Direito Internacional do Desenvolvimento e Direitos Humanos

Marque uma das opções abaixo:

[  ]graduação  [ x ]mestrado

Acadêmico

Você sempre quis estudar fora do Brasil?
R.: Sim, mas a escolha foi mais pelo curso, que não era oferecido no Brasil, do que no país em sí.

Qual foi a maior diferença que você notou entre estudar no Brasil e estudar no país onde está agora? Quais foram as maiores dificuldades?
R.: Acho que  há muitas coisas diferentes no método de ensino e estudo. Acho que a maior coisa é o estudo independente. Aqui nós temos muito menos aulas e os professores esperam muito mais de nós, tanto no trabalho produzido quanto no preparo e leitura para as aulas.

O pessoal na universidade foi receptivo?
R.: Demais! Aqui tem gente do mundo inteiro vindo estudar. Fiz amigos do Paquistão, Índia, Quênia, China, Itália, Rússia, entre muitos outros. Então isso torna a experiência bem mais multicultural e as pessoas mais receptivas, afinal estão todos no mesmo barco: em um país diferente estudando e tentando fazer amigos!

O que as pessoas daí acham do Brasil?
R.: As pessoas aqui são muito curiosas para conhecer melhor o Brasil. Especialmente no meu curso, que tem a ver com desenvolvimento e, para o mundo, o Brasil é um exemplo de país em desenvolvimento. O que eu gosto muito é que mesmo que as pessoas tenham uma ideia muito diferente do Brasil, por serem expostas ao estereótipos que encontramos nos filmes e músicas, elas perguntam muito como é para conhecer melhor a visão do brasileiro, e isso é bem legal.

Quais são as dicas que você dá para os brasileiros que querem estudar fora do Brasil?
R.: Venham! E não tenham medo porque a melhor coisa que uma pessoa pode fazer é estudar fora e ter um intercâmbio cultural que estudar no Brasil não te proporciona.

Cultural

Como foi o processo de mudança?
R.: Para mim foi relativamente fácil, mas é sempre complicado colocar a sua vida inteira em uma/duas malas e vir pra cá sem olhar pra trás!

Quais são as diferenças culturais mais marcantes entre o Brasil e o país onde você está?
R.: Para mim há muitas coisas diferentes entre os dois países, mas acredito que as maiores sejam a comida (sinto muita falta da comida brasileira!) e o clima (especialmente agora que está muito frio na Inglaterra).

Qual o feriado/festa nacional mais divertido/interessante no país onde você está?
R.: Aqui há muitos, mas o Natal é sempre bem legal – em 2012 tivemos o feriado de 60 anos de reinado da rainha também e teve uma festa enorme em Londres para comemorar, que é muito divertido!

Como é o custo de vida no país?
R.: Aqui na Inglaterra, por usarmos a libra, fica bem complicado para os Brasileiros vindo, ainda mais agora que o câmbio está quase R$5 para £1! Mas eu estou trabalhando aqui também então para quem trabalha e ganha em libra, como não é em Londres, é bem tranquilo.

Onde você está morando? Aluguel, alojamento, residência estudantil etc.?
R.: Agora moro em uma residência estudantil dentro do campus da faculdade.
Quais os lugares que você mais gosta de visitar aí?
R.: Aqui? Muitos! Mas vou confessar que adoro ir pra Londres que fica a umas duas horas da minha cidade, lá tem bem mais coisas pra fazer e passeios culturais.

O que você mais gosta de comer aí?
R.: Fish and chips! hahahaha e comida de pub também que é sempre bem gostoso (hambúrguer feito na hora com batatas fritas!)

Como você se locomove até a universidade ou outros lugares? 
R.: Dentro da faculdade eu me locomovo andando mesmo, mas para ir pra cidade eu utilizo o transporte público!

Você pensa em ficar de vez no país onde está estudando? Por que?
R.: Sim, quem sabe?! Vai depender das oportunidades de emprego quando eu for me formar!

Qual é a parte mais legal da experiência de estudar fora?
R.: Poder viajar e conhecer pessoas, não há coisa melhor do que esse intercâmbio cultural que fazemos quando viajamos!


6 comentários:

  1. Muito útil o post! A Sophie é realmente incrível. Estudar fora e conhecer de diferentes pessoas suas visões de mundo é muito interessante, ainda mais pra nossa carreira. E vamos combinar que um relato dessas mesmas pessoas sobre os seus países é bem mais rico que os milhões de guias de viagem.

    ResponderExcluir
  2. Fofos! Só vi isso agora! Saudades de vocês! Beijo enorme em todos!

    ResponderExcluir