segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Série Estudando Fora - Edição Alemanha



Oi!

Tô super feliz de postar hoje a entrevista com a minha queridíssima Maju (Maria Julia)!!!

Como ela esteve no Brasil no fim do ano passado, consegui matar um pouquinho da saudade que ela deixou quando partiu pra Alemanha! Além de brilhante, a Maju é super engraçada! Engraçada não... hilária! Maju, eu gostei de você desde a primeira vez que a gente se falou e eu passo mal de rir sempre que a gente conversa! Não posso deixar de destacar aqui que ela é a pessoa mais solidária do mundo. Obrigada por tudo, Maju!

Vamos viajar juntas esse ano! Pode me aguardar! hahaha


Para ver também a Edição França, clique aqui.

Para ver também a Edição Inglaterra, clique aqui.


Espero que vocês gostem e deixem as dúvidas nos comentários!

Um beijo,

Laís



**Estudando na Alemanha**




Perfil

Nome:Maria Julia Torres

Idade:25

País e cidade onde está morando:Alemanha, Duisburg

Universidade onde você está estudando: Universität Duisburg-Essen

O nome do seu curso:Development and Governance (Desenvolvimento e Governança)

Marque uma das opções abaixo:

[  ]graduação  [ x ]mestrado


Acadêmico

Você sempre quis estudar fora do Brasil?
R.: Sim


Qual foi a maior diferença que você notou entre estudar no Brasil e estudar no país onde está agora? Quais foram as maiores dificuldades?
R.: Saber lidar com colegas de turma que vêm de diferentes lugares, com diferentes culturas e hábitos, assim como o tratamento entre alunos e professores. Acredito que minhas maiores dificuldades foram aprender alemão, me adaptar ao modo de vida da Alemanha e estabelecer uma rotina de estudo eficaz.

O pessoal na universidade foi receptivo?
R.: Sim

O que as pessoas daí acham do Brasil?
R.:Depois da Copa deste ano, elas tem um pouco de dó do Brasil, mas de resto sempre falam bem do país. Uma das meninas que mora comigo está aprendendo português e faz aula de forró.

Quais são as dicas que você dá para os brasileiros que querem estudar fora do Brasil?
R.: Avaliar bem as suas opções de cursos em outros países e saber o porquê de querer estudar fora. Se é só para colocar no facebook e no instagram fotos suas fazendo eurotrip, eu desaconselho. Agora, se estudar fora faz parte de um objetivo maior de vida acadêmica e profissional, eu aconselho a analisar bem todas as opções existentes de cursos, que possam ser úteis para o seu futuro. Levar em consideração seu conhecimento de língua estrangeira, do país para onde quer ir. Eu acredito que ter uma ideia ampla do que você quer fazer no futuro e como um curso fora, seja uma pós, mestrado ou doutorado, se encaixa e complementa seus planos é fundamental.

Cultural

Como foi o processo de mudança?
R.: Difícil, no sentido de me adaptar a um país completamente diferente do que eu já tinha conhecido. Difícil também porque cheguei aqui sem falar uma palavra de alemão e não tem essa de “ah, mas eles falam inglês”. Se você quer falar com as pessoas na rua, terá sempre de ser em alemão. Foi difícil também ficar longe da família, dos amigos (Laís!) e do namorado. Mas, principalmente, para as meninas que pensam em estudar fora e tem um relacionamento: não tenham medo, nem desistam dos seus objetivos. Filosofia de porta de banheiro de estrada: se é para dar certo, vai dar certo, independente da localidade.

Quais são as diferenças culturais mais marcantes entre o Brasil e o país onde você está?
R.: Impessoalidade, falta de paciência e, em alguns casos, intolerância com estrangeiro.

Qual o feriado/festa nacional mais divertido/interessante no país onde você está?
R.:Dia da unificação alemã/Oktoberfest

 Como é o custo de vida no país?
R.: Razoável.

Onde você está morando? Aluguel, alojamento, residência estudantil etc.?
R.:Pago aluguel de um quarto em apartamento para 6 pessoas no edifício para estudantes da universidade.

Quais os lugares que você mais gosta de visitar aí?
R.:Na Alemanha, definitivamente Berlim. E, dos lugares da Europa, os que eu mais gostei foram: Copenhagen, Lisboa e Amsterdam.

O que você mais gosta de comer aí?
R.: Peixe (cerveja conta também?)

Como você se locomove até a universidade ou outros lugares? 
R.:    Bicicleta ou à pé.  

Você pensa em ficar de vez no país onde está estudando? Por que?
R.:Não, tenho desejo de continuar minha carreira em outro país.

Qual é a parte mais legal da experiência de estudar fora?

R.:Amadurecimento

3 comentários:

  1. fazer essa série foi uma ótima ideia Laís! Está ficando muito legal! Além de tudo, a gente descobre como você é uma pessoa bem relacionada! =D

    ResponderExcluir
  2. Maju muito fofaaaaaa, socorro! Adorei a filosofia de porta de banheiro de estrada

    ResponderExcluir